13 fevereiro 2013

CAPA X CAPA #5: Trilogia Jogos Vorazes


CapaXCapa é onde mostro uma determinada capa de um livro em vários outros países.
 
A capa escolhida de hoje, na verdade as três capas escolinhas, é da trilogia Jogos Vorazes. Leia resenhado primeiro livro clicando aqui. Os livros se tornaram fenômeno em todo o Mundo. Devo ressaltar que eu faço parte dos milhares de pessoas apaixonadas pelo mesmo. A escrita da Suzanne Collins é demasiadamente perfeita.

Vamos às capas:

Alemanha:
 
As capas me encantaram. Para quem conhece a história, consegue enxergar que as capas combinam. Eu gostei das cores dominantes nas capas (verde, vermelho e amarelo).

Ao pé da letra, perece que a trilogia se chama “Os Tributos de Panem” e os devidos livros são, respectivamente, Jogos Mortais; Amor Perigoso; e Flamejante Raiva. Percebemos que os nomes fazem sentido para cada livro, então ponto positivo para Alemanha. 
 
Brasil:
 
Não tenho o que reclamar do Brasil. Uma coisa que sabemos fazer bem são capas, mas as capas que usamos são as mesas dos USA. O que não posso dizer da tradução. Ouço muitas pessoas reclamarem das traduções dos livros em geral, eu não posso reclamar, sendo que, infelizmente, preciso deles. Voltando às capas, eu não gostei desse azul na capa de A Esperança, quebra a paixão toda (muito triste).

Uma salva de palmas para aqueles que tiveram a belíssima ideia de traduzir Hunger Games para Jogos Vorazes, acho que não soaria bem ficar falando Jogos da Fome (Portugal usa uma capa parecida com a nossa e utiliza Os Jogos da Fome como nome, horrível).
 
China:
 
Me diverti muito olhando para essas capas. Lembraram-me alguns livros nacionais de aventura que tenho em minha estante. Os símbolos dos livros estão nelas, mas o fundo da imagem é único.

Eu não consegui achar a tradução dos livros (precisamos aprender que o Google não é Deus). De qualquer forma amei as capas.
 
Dinamarca:
 
Um minutinho de silencio, por favor, para eu conseguir digerir essas abominações. Primeiramente devo dizer que achei a garota da capa muito parecida com a Miranda Cosgrove e essa coisa de “reaproveitar” imagem é penoso. Parece que é pura falta de criatividade, pegaram a mesma foto e simplesmente modificaram o fundo.

Quanto aos nomes não fugiram muito. Os mesmos são nomeados de O Jogo da Morte, Incêndio e Rebelião. Ressalto que essas capas são horripilantes, lixo para elas.
 
Espanha:
 
É como sempre digo: O pouco é muito! Adorei os livros da Espanha, bem mais que a do Brasil. O fundo preto só com os símbolos, perfeito.

Os livros são: Os Jogos da Fome, Em Chamas e Sinsajo (que é os pássaros híbridos, importante símbolo de esperança nos livros. No Brasil chamado de Tordo).
 
Finlândia:
 
As capas são parecidas com a do Brasil, USA e Portugal, então não é nenhuma novidade. O primeiro livro é chamado de O Jogo da Fome, o segundo de As Chamas do Ódio e o terceiro de Matkijanärhi (o Tordo).
 
Romênia:
 
Vômitos para essas capas. Feias demais. Volta aquele mesmo esquema de reaproveitamento da foto. O que talvez eu tenha gostado seria do símbolo JF que aparece nos três livros, mas não me encantou, sendo que os mesmo são: Jogos da Fome, Desprezo e Rebeldes.
 
Rússia:
 
Impressão minha ou as capas lembram capas de jogos? Amei a segunda mostrando a Karniss com assas, a garota em chamas, nosso tordo. Não consegui fazer a tradução dos nomes, mesmo assim são minhas capas favoritas.
Depois dessa nossa viagem pelas capas da trilogia Hunger Games, me respondam: Quais capas vocês gostaram? 

3 comentários:

Agora quero saber a sua opinião sobre o texto.
Comente!