06 dezembro 2013

RESENHA: O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR


Todo mundo já passou por um período de luto. Mas não me refiro somente à perda de um ente querido. Segundo Bowlby, quanto maior for o apego a alguém ou a algum objeto, maior é o sofrimento do luto, que é um conjunto de reações a uma perda significativa. Mas não pode-se afirmar como cada um reagiria a uma perda, cada reação é de forma peculiar.
 
É nesse contexto que passa “O Céu Está em Todo Lugar”, em um momento doloroso logo após da morte de Bailey, irmã mais velha de Lennie, que era o seu apoio, sua referência, sua melhor amiga. É inevitável dizer que logo após a morte de alguém que você admira muito, você sente um vazio. E, em muitas vezes, é necessário buscar meios de suprir esse buraco.
 
Como eu adorei ler os poemas que a Lennie deixava espalhado pela cidade afora, em copos, árvores, guardanapos. Lennie conseguia deixar o seu desabafo em qualquer coisa. Mesmo usando das palavras como forma de suprir a falta que sua irmã fazia, isso não fora o suficiente para ela.
 

“Para que guardar seus sentimentos, se você pode espalhá-los por toda parte?”

 
Por mais que o livro trate a morte de Bailey, o ápice é a superação de Lennie, o que não deixa o livro ser tão melancólico. Seguir em frente é a parte mais difícil na perda de alguém, nunca sabemos o que fazer depois, a não ser deixar a vida seguir a correnteza.
 
Os personagens são extremamente marcantes, parece que eles realmente existem, conseguem sair do papel e ir diretos nos devaneios da sua imaginação. Meu personagem favorito é o Joe, sei lá, ele me pareceu ser tão sincero que acabou me conquistando. A avó da Lennie também é marcante que, pela idade, transparece uma maturidade tremenda.
 
Li o livro nas férias, lembro que terminei de lê-lo um pouco depois das duas da manhã sobre a luz que vinha pela janela. Tudo fluía tão bem que o sono simplesmente se fora, me prendeu tão perfeitamente que não consegui largá-lo. Além da diagramação do livro que, devo dizer: a Novo Conceito fez muito bem. Letras azuis, capa com uma textura gostosa, além de ser super linda.
 
Eu não conhecia o trabalho da Jandy Nelson, gostei bastante do que encontrei no livro. Foi uma grande surpresa, não era o que eu imaginava que encontraria. Super indico!



Título: O Céu Está Em Todo Lugar
Autor: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Nº de Páginas: 424
Edição: 2011





3 comentários:

  1. Adoro livros com esse tema, realmente me fazer viajar e não querer soltar o livro um instante sequer. Até porque para conhecermos um livro, nada melhor que uma belíssima resenha.. Adorei conehcer sue blog, estou seguindo e estarei sempre por aqui...

    www.saotantas;blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de livro parece ser interessante mesmo, mas no momento estou com um pouco de ressaca literária para leituras muito marcantes.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Axwell! Já li O Céu Está em Todo Lugar e amei! Este livro é perfeito! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

Agora quero saber a sua opinião sobre o texto.
Comente!