21 fevereiro 2012

RESENHA: Orgulho e Preconceito

Livro: Orgulho e Preconceito  
Autor: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Páginas: 304

Sinopse: Orgulho e Preconceito (1813) é a envolvente história de Fitzwilliam Darcy e Elizabeth Bennet, os quais, à primeira vista (aliás, First Impressions, foi o título dado por Jane Austen a estra obra), não têm uma boa opinião um do outro, mas, no desenvolvimento do enredo, acabam descobrindo que estavam totalmente enganados...



A história se passa na Inglaterra, na época em que casamento era meio de vida. Assim que atingiam certa idade, as moças e suas famílias corriam atrás de maridos que fossem “bons partidos”. É em meio a um baile no qual o objetivo da Sra. Bennet era procurar maridos para as filhas, que Darcy e Elizabeth se conhecem. A apatia ocorre logo de início. Sr. Darcy considerou a moça muito pouco para ele, o qual feriu o orgulho de Lizzy profundamente.

Enquanto isso, Jane, irmã de Lizzy, conhece o charmoso Sr.Bingley, que por acaso é grande amigo do Sr.Darcy. A paixão ocorre à primeira vista, porém isso não agrada a todos.

Insatisfeito com a paixão do amigo, Sr.Darcy consegue afastar Bingley da Srta.Bennet, aumentando ainda mais a raiva de Lizzy por ele. Para piorar, surge o Sr.Wickham com uma história de vida que, aparentemente, foi prejudicada pelo Sr. Darcy.

E enquanto Sra. Bennet se desespera ao ver que Jane perdeu uma chance de se casar ao mesmo tempo em que procura marido para Lizzy e suas outras filhas mais novas (e bem fúteis), o Sr. Bennet mostra total indiferença a isso, causando ira a esposa.

A autora vai desenrolando a história, e em meio a tudo que vai acontecendo Elizabeth e Darcy terão chances de se conhecerem melhor. Dessa forma a opinião formada um pelo outro vai se desfazendo.

Jane explora profundamente os sentimentos de cada um dos personagens. No decorrer do livro é fácil perceber que a história não é apenas de Darcy e Lizzy, mas de todo um elenco e cenário. A época em que a história se passa junto aos costumes e o envolvimento de todos os personagens mostram porque Orgulho e Preconceito é considerado uma grande obra.

HISTÓRIA
CAPA
COLABORADORA

8 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Mariana! Já li Orgulho e Preconceito e amei! É um dos meus livros favoritos! Beijos!

    http://newsnessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li o livro mais só vejo elogios para a obra =)

    ResponderExcluir
  3. Esse é o meu filme e livro preferido!
    Amo os dois por igual, a Jane sabe como escrever!
    E o Mr. Darcy, é meuuu!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é ótimo, com razão de ser tão famoso.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está na minha fila de leitura para ler há algum tempo (inclusive é nesta edição da Martin Claret) mas ainda não consegui ler nada da Austen =/

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Ah, já assisti o filme, mas acho que não conseguiria ler essa história. É muito bonita, cheia de valores, mas não sou tão chegada em romances de época. Mas, todavia, sempre há um momento de mudar. rs
    Quem sabe não tento?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. esse livro, me chamou atenção pelo titulo, alias, tudo que tenha orgulho no meio me fascina então eis ai o meu interesse por este...

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada da autora, mas dizem que a Jane Austen é ótima, e que se aprofunda mesmo nas personagens.

    Acho que todo clássico merece ser lido, e qualquer dia quero me aventurar neste.

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Agora quero saber a sua opinião sobre o texto.
Comente!