28 setembro 2016

Fragmentos de Todo Dia

Dentre os últimos livros que li, “Todo Dia” do David Levithan é meu favorito.

Há algum tempo eu venho destacando fragmentos dos livros que me tocam de certa forma. Trechos que remetem a algum momento da minha vida, que me faz refletir, ou só porque eu achei inspirador.

É tão excitante quando isso acontece. Você fica imaginando que talvez aquela história pudesse ser a sua.

Pensando nisso, resolvi compartilhar com vocês estes fragmentos que me marcaram:

“Sou um andarilho e, por mais solitário que isso possa ser, também é um tremenda libertação. Nunca vou me definir sob os mesmos critérios das outras pessoas. Nunca vou sentir a pressão dos amigos ou fardo das expectativas dos pais. Posso considerar todo mundo parte de um todo, e me concentrar no todo, não nas partes. Aprendi a observar, muito melhor do que a maioria das pessoas faz. O passado não me ofusca, nem o futuro me motiva. Concentro-me no presente, porque é nele que estou destinado a viver.” Pág. 12

“– Está bem – responde ela. – Gosto disso. Passo tanto tempo pensando em fugir, que é bom fazer isso de verdade. Por um dia. É bom estar do outro lado da janela. Não faço isso o suficiente.” Pág. 17

“Lampejos de Rhiannon surgem em minha mente. Tento suprimi-los, mas não é fácil controlar. Quando você experimenta algo grandioso, o momento persiste em toda parte para a qual você olha, e quer ocupar todas as palavras que você diz.” Pág. 33

“No fim, acabei aceitando. Percebi que esta era minha vida, e que não havia nada que eu pudesse fazer. Eu não podia nadar contra a maré, por isso decidi nadar com ela.” Pág. 93

“Na minha experiência, desejo é desejo, amor é amor. Nunca me apaixonei por um gênero. Apaixonei-me por indivíduos. Sei que é difícil as pessoas fazerem isso, mas não entendo por que é tão complicado, quando é tão óbvio.” Pág. 123





“– O engraçado é que você fala como se fosse algo raro ter feito isso só uma vez. Mas aposto que tem um monte de gente que passa a vida inteira sem dizer a verdade. E essas pessoas acordam no mesmo corpo e na mesma vida todas as manhãs.” Pág. 138

“Não tenho coragem de dizer a ele que esse é o jeito errado de pensar sobre o mundo. Sempre haverá mais perguntas. Toda resposta leva a mais perguntas. O único meio de sobreviver é abrindo mão de algumas.’ Pág. 186

“E há os olhares que lançam para mim, de desprezo mal disfarçado. Não são apenas os outros alunos, mas os professores, os estranhos. O julgamento rola solto. É possível que estejam reagindo à coisa em que Finn permitiu se transformar. Mas também tem algo mais primitivo, algo mais defensivo no desprezo deles. Eu sou o que eles têm medo de se tornar. Vesti preto hoje porque já cansei de ouvir que preto emagrece. Mas, em vez disso, sou uma esfera escura invadindo os corredores.” Pág. 234

Sei que para cada pessoa o sentimento quanto a algum livro é peculiar. Cada um recebe de uma forma diferente as palavras que o autor quis transmitir. Devido a isso, gostaria de saber quais são suas citações favoritas, desde livro ou de qualquer outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora quero saber a sua opinião sobre o texto.
Comente!