25 setembro 2015

Final de Novelas

Sou um brasileiro que NÃO ASSISTE NOVELA. Sim, sou brasileiro e não sento no sofá todas as noites, junto com minha família, durante oito meses, para acompanhar as histórias que passam na TV.

 De uma forma generalizada, pessoas costumam dizer que a população brasileira adora acompanhar novelas. Mas acontece que isso não é verdade. Existem aquelas pessoas que preferem fazer outras coisas nesses horários.

As opções são infinitas. Várias coisas podem ser executadas, como: ler, praticar esportes, estudar, sair com os amigos, criar, dormir, falar mal de outras pessoas... Enfim, dá para fazer várias coisas ao invés de ser um noveleiro.

Por mais que eu não tenha costume de assistir novelas, eu me permito SEMPRE assistir os primeiros capítulos e o último das novelas (geralmente são as novelas das 9, porque sempre são as novelas mais “trabalhadas”). Acho isso muito estranho, mas o início e o último capítulo é o que realmente importa para qualquer enredo.

Um exemplo é VERDADES SECRETAS. Não assisti a novelas desde o início, mas sempre assistia episódios aleatórios quando estava reunido com outras pessoas. Não acompanho, mas sei muitas coisas. Por quê? Simplesmente porque as pessoas comentam novelas.

Quando é chegado aquele momento ápice da história, todo mundo está comentando no outro dia. Seja no ônibus, padaria, no trabalho, filas de banco. Todos os lugares comentam sobre “Quem matou fulano?” ou “O que acontece no próximo episódio?”. E esses momentos despertam curiosidade de todo mundo. Aí é aquele alvoroço todo.

Eu até gosto disso. Desse clima de ‘finalmente vamos saber como termina’. Mas, tenho que admitir, final de novela geralmente é uma grande decepção. Tudo é tão previsível que até desanima. Os apaixonados se casam. Os criminosos pagam pelos erros... Por que sempre seguir a mesma fórmula? Mas isso é uma pergunta retórica para qualquer história.

Sendo clichê ou não, sempre irei sentar para assistir o último episódio. E o que podemos concluir com isso? Concluímos que até quem não assiste novelas, assiste novelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora quero saber a sua opinião sobre o texto.
Comente!