01 abril 2013

RESENHA: Esperando por Você

Nome: Esperando por Você

Autora: Susane Colasanti

Editora: Novo Conceito

Páginas: 336
Sinopse: É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois de o popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, amor da sua vida – Derek – a deixa desapontada. As únicas coisas que mantém Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?





Quero escrever um livro, como é que eu faço? Simples. Crie um triangulo amoroso com uma protagonista que é excluída pelos demais que fica em dúvida entre um cara super descolado e um cara nerd e tímido. Pronto.

Esperando por Você é mais um clichê sobre adolescente. Não gosto de classificar as histórias, pois acredito que cada uma tem o seu propósito, mas, às vezes, isso cansa.

Aquilo que você espera ansiosamente parece uma maravilha quando o imagina do jeito que espera que aconteça. Mas quando a coisa realmente acontece, é uma frustração tremenda. De que adianta ficar imaginando como será sua vida, quando a realidade é sempre uma decepção? Pág 181

Marisa é uma garota de 15 anos, que junto com sua melhor amiga, quer que o ano seja perfeito. E o mais importante, que arrumem definitivamente um namorado. Ela gosta do Derek, um garoto popular, cobiçado por todas as meninas, só que ele já tem namorada. Nash é seu amigo de infância inteligente, que gosta ouvir músicas sensíveis quando está triste, e ele é afim de uma menina, mas não diz quem ela é.

Fiquei um pouco decepcionado com o livro, pois o mesmo tinha tudo para ser atraente. Susane havia proposto um tema interessante: Depressão. O problema é que ela não tratou com profundidade, ficou no ar. Mas ela compensou tudo na relação que Melissa teve com seus pais depois que eles se separaram.

Marisa muitas vezes me tirava do sério. Menina mimada pelo pai, Infantil e pirracenta. Acredito que boa parte do desentendimento que ela tem com seu namorado é por conta dela mesma.
E o livro teve um ponto de Radio Rebel, o Dirty Dirk, que é um anônimo que dá dicas sobre o relacionamento dos jovens com seus pais, além de saber várias coisas dos alunos da escola. Marisa acha que ele seria um ótimo namorado, mas quem será ele?

Acho que a razão por que muitos de nós adoramos Dirk é que, quando ele fala, é como se estivéssemos desabafando através dele. Como se estivéssemos todos juntos nesse barco, sentido as mesmas frustrações e mágoas [...]. Gostaria que houvesse uma maneira de lhe dizer pessoalmente o quanto significa para mim. Mas ele continua sendo um mistério. Pág 187
Apesar do clichê, achei o livro bom. A leitura é rápida e gostosa, você nem percebe o tempo passando. Vi que muitas pessoas não gostaram do mesmo, compararam muito com o primeiro livro da autora, Bem Mais Perto, mas como eu não o li, não posso dizer nada específico. Mas indicaria o livro sim, ótimo para ler em um dia de tédio.

História
Capa

4 comentários:

  1. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler Esperando por Você e espero não me decepcionar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha , ja li varias resenhas falando mal desse livro , mas esse livro é para um publico mais juvenil, tem que ler com a mente aberta pra isso , e acho que vc pegou a essencia da coisa , por isso gostou da leitura , nao li ainda ,mas quero ler sim .

    ResponderExcluir
  3. Li "bem Mais Perto" e adorei, agora estou curiosa pra ler esse livro já que em algumas resenhas eu vejo uma crítica negativa e em outras positivas. Espero que seja pelo menos razoável esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou louca para ler esse livro e o Bem Mais Perto dessa mesma autora, parecem ser livros gostosos de ler por abordar um tema que eu adoro que é o tema adolescente.

    Xx
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir

Agora quero saber a sua opinião sobre o texto.
Comente!