17 dezembro 2012

Epidemia de '50 Tons de Cinza'

O que devo pensar quando cada vez que olho para uma pessoa na rua e ela carrega em suas mãos um exemplar de 50 Tons de Cinza? Ônibus, metrô, bancos do shopping, praças... Já perdi a conta dos lugares que vi alguém lendo o mesmo. Em todas as situações são mulheres, para ser mais claro. De duas ou uma: O livro é muito bom (sendo direcionado para o público feminino) ou as mulheres estão ficando pervertidas (no bom sentido da palavra, se existe).


Só para constar, não li o livro. Não li por preconceito, mas por ele não entrar no meu gosto literário. De qualquer forma, o que me intriga é a fama que ganhou em tão pouco tempo, ainda mais abordando o masoquismo como um dos temas.

O que percebi em resenhas que li sobre, entre outras críticas, é que a mulher é tratada com um objeto sexual. O mais irônico é que foi uma mulher quem escreveu o livro. Por mais que não tenha lido o livro, posso presumir que ele retrata a forma lúdica de uma mulher que não é segura de si mesmo, com seu corpo e jeito de ser, então aparece um homem que é desejado por todas e acabam ficando juntos. E com muita sacanagem no meio, só para retratar, em minha opinião, que todas podem ter sacanagem na vida.

Só quero relembrar que não estou julgando o livro, não de forma preconceituosa pelo o menos. Só quero entender o porquê de ter virado uma epidemia mundial, agora eu entendo as pessoas que criticam a Saga Crepúsculo entre outros, espera um segundo, o livro foi baseado na Saga Crepúsculo (Fim Do Mundo).

Não quero ser presunçoso, longe disso, mas me assustei de verdade ao me deparar com tamanha coisa. Pessoas que vejo todos os dias dentro do ônibus, que nunca vi com um livro nas mãos, vejo-as com 50TDC. Quem sabe, pelo o menos, ele dá um incentivo para que não parem de ler.

3 comentários:

  1. Eu tenho grande curiosidade com a leitura pelo mesmo motivo, onde eu olho tem alguém com o livro e eu me pego pensando o que de tão incrível ele tem

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu já tenho meu exemplar e pretendo ler em breve. :X usahsauashusah
    Não sei se todos estão lendo por ser a nova "moda literária" ou se realmente muitos se interessaram pela trama, mas sempre é válido. Esses surtos sempre atraem muitas pessoas para a literatura. :)
    Beeeeijos

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, já vi até homens, sendo específica uns três na rua com o livro na mão. Como já disse e repito, não curto ler, alias acho lindo quem lê, mas tenho essa capacidade mental e costume de ler, minha vida se baseia e números, mas enfim, essa modinha é um porre mesmo, na boa, quem pega um livro desse, hoje eu posso dizer com toda certeza, coloca em sua cabiceira, meu amigo, essa pessoa esta sendo um miguel de verdade.

    ResponderExcluir

Agora quero saber a sua opinião sobre o texto.
Comente!