09 janeiro 2012

RESENHA: Não Sou Este Tipo de Garota


Nome: Não Sou Este Tipo de Garota
Autor: Siobhan Vivian
Páginas: 248
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Perversa oi inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterlling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes.
Com o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos doem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida e cruzá-la poderá resultar em um desastre... ou se torna a melhor escolha que ela já imaginou fazer.

“Na minha visão de veterana, a orientação aos calouros é uma perda de tempo colossal. Se fosse por mim, as coisas seriam bem diferentes. Somente três coisas seriam transmitidas aos garotos para que vivesse uma experiência de sucesso no ensino médio: fazer a lição de casa, usar camisinha e passar desodorante nos sapatos de couro. Por outro lado, ao aconselhar as meninas, diria que confiar em garotos é igual a beber e dirigir. O fato de se tomar uma ou duas cervejas nunca parece perigoso no começo. Mas para mim, era óbvio: por que alguém iria correr o risco? (…) Era o tipo de informação que poderia salvar a vida de uma garota (…) Momentos constrangedores tinham uma vida útil surpreendente na escola (…)” 

Natalie está no terceiro ano do ensino médio na Academia Ross, é muito inteligente e não é de se meter em encrenca. Ela dedica seu tempo aos estudos e também a sua amiga Autumn.

Seu plano era simples: continuar sendo uma excelente aluna, entrar em uma ótima faculdade, ser presidente do conselho estudantil e ter sua melhor amiga ao seu lado. Mas nem sempre os planos saem conforme imaginamos.

Em um dia, ela encontra nos corredores do colégio Spencer, uma garotinha que ela havia sido babá dela e que agora ela está bem crescidinha, mas do que Natalie pode imaginar. Spencer é o tipo de garota totalmente oposto de Natalie, ela quer chamar a atenção dos garotos usando roupas curtas, para ela isso não é nada de mais. Ela não está nem ai para que os outros pensem a seu respeito. A partir daí Natalie passa a tentar fazer com que Spencer seja menos promiscua, que deixe de ser vulgar.

Só que sua vida vira de ponta a cabeça. De uma hora para outra, Autumn não é mais sua amiga, as coisas no conselho estudantil não dando tão bem e o que ele mais criticava aconteceu, ela perde sua virgindade e começa a gostar de um garoto, que antes ela o julgava por já ter ficado com outras garotas.

De certo, podemos dizer que não existe um tipo de garota certa e uma errada, cada um tem seus pontos de vista e suas próprias opiniões. Gostei bastante deste livro. A linguagem é simples tornando o mesmo gostoso de ler. O tema não é nada inovador, mas a escrita de Siobhan é fascinante. Indico este livro para todos.

História
Capa

14 comentários:

  1. Não sou muito atraído por esse tipo de história, apesar de ~ainda~não ser um leitor nato, mas gostei de parte da resenha (não li tudo para evitar spoilers) acho que lerei!
    As soon as i can.

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro e em vários momentos odiei a protagonista, fora o final que ficou vago, não sei. É um bom livro para passar o tempo, né?

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  3. Por incrível que pareça, a primeira vez que ouvi falar nesse livro foi em uma disciplina sobre Gênero na Faculdade. Sim, uma turma cheia de feministas que criticam aos montes os livros de literatura feminina (chick-lit, digamos assim) e qualquer personagem mulher que se demonstre frágil demais e atenda às espectativas do seu papel previsto na sociedade machista. No entanto, os comentários feitos sobreesse livro foram bastante positivos e a leitura foi até recomendada. Fiquei muito curiosa para ler o livro, pelo que mostra a história, não parece ser lá muito inovador, mas acho que o diferencial deve estar nas entrelinhas e nao próprio desenvolvimento da narrativa. É um dos poucos livros dessa temática "chick-lit" que eu realmente tenho vontade de ler, e aresenha aumentou mais o interesse :)

    Abraços!
    http://ninanoespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei muuuito da resenha e pala sua avaliação acho que vale ler

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu gostei muito desse livro! A história e a narrativa são ótimas! Natalie é uma protagonista que começa meio chata e depois muda totalmente!
    Ótima resenha!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog, passa lá :)
    Beijos,
    Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro e apesar de não ser meu preferido foi bom pra passar o tempo, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. Mesmo que os comentários não sejam tããão positivos, eu quero ler! adorei a capa, mas juro que não é só por causa disso, hehe.

    ResponderExcluir
  8. Esse não é meu estilo favorito e a sinopse não me chamou muita atenção pra história não. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha! Estou curiosa para ler o livro, para assim expor minha opinião também.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha.

    Acabei de ler esse livro e simplesmente adorei ele, me apaixonei pela historia.

    Beiijo

    ResponderExcluir
  11. Não li esse livro ainda, mas tenho curiosidade, apesar de muita gente não ter gostado dele...

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  12. Tenho esse livro em casa,mais sei la,quando comecei a ler ele me deu uma ceta raiva da historia que larguei e dei para minha irmã ler kkkk.

    Mas vou tentar ler novamente.

    ResponderExcluir
  13. outro livro em que li a resenha antes e amei... Espero também ter o prazer de ler este..

    ResponderExcluir
  14. É engraçado como autores talentosos conseguem pegar um tema comum e transformá-lo completamente. Daria uma chance ao livro, com certeza.

    ResponderExcluir

Agora quero saber a sua opinião sobre o texto.
Comente!