01 outubro 2012

RESENHA: Jogos Vorazes



Título: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Página: 397

Sinopse: Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?
Para evitar que sua irmã seja mais nova vítima do programa, Katinis se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Não existe mais a América do Norte, agora, uma nova nação chamada Panem surge. Ela é formada por 12 distritos – eram 13, mas o ultimo fora destruído – e comandada pela Capital. Para demonstrar a força que a Capital possui perante todo o país, anualmente ela organiza o evento ‘Jogos Vorazes’ que é um reality show onde 24 competidores, um casal de cada distrito são obrigados a participar.

No distrito 12 mora Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que mora com sua mãe e irmã. Desde que seu pai morreu, ela é quem cuida da casa, pois sua mãe se retraiu em seu mundo particular em depressão pela perda do seu marido. Mas Katniss, junto com seu melhor amigo Gale, saem do limite permitido no distrito para caçar animais pequenos e vendê-los, podendo assim, trazer comida para casa.

É o dia da colheita, um menino e uma menina entre 12 a 18 anos de cada distrito, são selecionados para participarem até a morte dos Jogos Vorazes, o único sobrevivente ganhará fama e fortuna. A Primeira selecionada é Prim, irmã de Katniss. Atordoada pela escolha, ela se oferece para ir ao lugar da irmã, pois não poderia deixar que sua pequena e frágil irmã morresse na arena. Dos meninos Peeta foi o selecionado, filho de padeiros, ele ajudou uma vez Katniss dando pão para que sua família pudesse comer.

 – Não me importo se ficarmos ricas. Tudo o que quero é que você volte para casa. Você vai tentar, não vai? Tentar mesmo, mesmo, mesmo! – pergunta Prim.
 – Mesmo, mesmo, mesmo. Eu juro que vou tentar – confirmo. E sei que terei de tentar. Por causa de Prim.                       Pág 43

Quando eles são levados para a Capital para que pudessem se preparar para o Grande Jogo, eles são tratados como grandes celebridades. Roupas que emitem fogo, comida em grande quantidade, uma vida que eles nunca pensaram em ter um dia são proporcionados para eles. Até que o jogo começa e os competidores vão aniquilando um por um: matam por falta de opção, matam para salvar a própria vida, matam para sobrar um único vencedor.

Não tem duvidas quanto à genialidade de Suzanne ao escrever este livro, sua narrativa tão peculiar nos fazendo criticar a nossa própria sociedade. Acredito que a historia se passa em um futuro próximo de nós, que o nosso ceticismo chegará ao ponto de querer mortes para a nossa auto-satisfação.
O livro é intenso e emocionante. Ao longo da minha leitura fui querendo mais e mais e cada vez mais. Katniss sem dúvida é uma personagem forte, determinada e perspicaz. Peeta é um personagem em que você não dá nada por ele, mas a sua forma de ser e mesmo seu “amor” por Katniss te conquista. Adorei imensamente este livro, ele simplesmente me conquistou.
História
Capa

Um comentário:

  1. gostei do livro mas não acho que jogos vorazes esteja tão próximo da nossa realidade, e para falar a verdade o livro até agora não explicou exatamente toda essa divisão entre distritos e por que no capitol o pessoal tem dinheiro e nos distrito eles passam fome, não tem uma explicação plausível de como eles dominaram tudo e todos e eu já estou lendo o segundo livro mas duvido que até o final eles expliquem esse é o lado negativo dos livros distópicos.

    ResponderExcluir

Agora quero saber a sua opinião sobre o texto.
Comente!